Início Noticias Médico Conquistense lança em Itambé, o livro “Jiboeirices”, com renda destinada a Fundação Juracy Marden

Médico Conquistense lança em Itambé, o livro “Jiboeirices”, com renda destinada a Fundação Juracy Marden

Por Reginaldo Spínola

itambagora

Com mais de vinte livros escritos o médico Ernane Nelson Antunes Gusmão lançou na noite do dia (21/04), na Academia de Letras Conquistense (ACL), “Jiboeirices: aspectos sociológicos e folclóricos do Sudoeste Baiano”. A obra fala da trajetória pelos Jiboeiros, como são chamadas as famílias da região da Jiboia, em Vitória da Conquista, próximo a Serra do Marçal.

O lançamento da obra em Itambé acontecerá na noite desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal e a renda do evento será doada a Fundação Juracy Marden. A venda antecipada do livro autografado pelo autor, já está acontecendo em Itambé, através da Fundação Juracy Marden e voluntários.

“Essa ideia surgiu principalmente não só do conhecimento, mas do interesse de difundir mais ainda para toda a região Sudoeste com ênfase do povo conquistense, uma história de grande parcela de sua população que é a grande família Jiboeira, constituída na verdade por um número muito grande de famílias, como a família Gusmão, família de Oliveira que hoje são os Jibeiros mais típicos, mas também Correia, Santos, Ferraz. Todo esse povo está de uma certa maneira, historicamente ligado ao povoado do Jiboia que se situa entre Conquista e Itambé, lá na Serra no Marçal, e, é de lá que vieram os Oliveira e Freitas que são os primeiros Jiboeiros”, comentou doutor Ernane Gusmão.

Interessados em contribuir com as obras assistenciais da Fundação Juracy Marden podem contatar diretamente a fundação. (Informações: Blog do Anderson)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade