Muita gente acha que a satisfação sexual das mulheres diminui com a idade, mas será que isso é realmente verdade? Uma nova pesquisa desafia a crença de que as mulheres estão condenadas a uma queda do prazer sexual enquanto se aproximam da menopausa.
Um novo estudo, parcialmente financiado pelo U.S. National Institutes of Health, pesquisadores entrevistaram 20 mulheres entre 45 e 60 anos de idade sobre seus níveis de satisfação na cama. Apesar da crença popular, muitas mulheres alegaram gostar mais de suas vidas sexuais, embora fizessem sexo com menos frequência.
A autora do estudo, Holly Thomas, MD, professora assistente de medicina na Universidade de Pittsburgh, disse que o aumento da satisfação sexual se deve “às mulheres se sentirem mais confiantes e confortáveis com o próprio corpo quando têm mais idade, permitindo uma maior desenvoltura na cama”, de acordo com o WebMD News do HealthDay. “As mulheres têm um maior conhecimento e compreensão de seus corpos à medida que envelhecem. Elas se sentem mais à vontade para comunicar suas necessidades sexuais ao parceiro do que quando eram mais jovens.”
Esse conhecimento bate de frente com várias pesquisas anteriores, que mostravam que as mulheres tendiam a ser menos felizes sexualmente na meia-idade, frequentemente devido a problemas físicos, como secura vaginal. Os pesquisadores fizeram várias perguntas e focaram nas entrevistas presenciais para obterem uma visão mais completa dos problemas sexuais que assolam as mulheres que já passaram dos 45. No total, eles entrevistaram 20 mulheres individualmente e mais 19 em grupo.
Algumas das participantes do estudo afirmaram fazer sexo com menos frequência, ter menos orgasmos e lidar com o problema da secura vaginal, fatores que geralmente afetam a satisfação sexual. No entanto, muitas mulheres apontaram o estresse dentro da família e do trabalho como principal culpado pela desaceleração da vida sexual. Além disso, muitas disseram que conseguiram se ajustar a essas mudanças.
Os pesquisadores dizem que as mulheres são frequentemente incentivadas a experimentar tratamentos hormonais durante a meia-idade, mas precisamos lembrar de que muitos problemas sexuais derivam de situações não biológicas. Nessa época, os filhos saem da casa dos pais, surgem das despesas com a faculdade e as mulheres geralmente estão chegando ao ápice de sua carreira. Atividades e posições que tornem o sexo mais agradável, apesar de todos os motivos que causam o estresse, podem fazer uma grande diferença.
Dito isso, algumas mulheres têm problemas físicos na menopausa, diz Dra. Fahimeh Sasan, professora assistente de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da Escola de Medicina de Monte Sinai de Nova Iorque.
A maior reclamação desse grupo de mulheres é a secura vaginal. “A lubrificação é frequentemente o melhor tratamento. Geralmente, é tudo que elas precisam”, disse Sasan ao Yahoo Beauty. “Um exemplo é o K-Y (geleia), que pode ser comprado sem receita médica.” Além disso, mulheres na menopausa podem precisar de cremes vaginais de estrogênio para tratar o ressecamento, então pode ser uma boa ideia conversar com um médico se as saídas mais simples não funcionarem.
Mas no geral, Sasan diz que vê muitas mulheres sexualmente satisfeitas após a menopausa. “As mulheres podem continuar a ter uma vida sexual ativa em qualquer idade. É uma escolha pessoal. O sexo é uma parte natural da vida e pode ser física e emocionalmente estimulante.”
“Idade não define sexualidade”, diz ela. “Contanto que seja seguro, o sexo é uma parte maravilhosa da vida.”