Início Noticias Baixa das águas do Rio Pardo volta a preocupar a população

Baixa das águas do Rio Pardo volta a preocupar a população

Por Reginaldo Spínola

As últimas chuvas em Itambé e região não foram suficientes para aumentar a vazão do Rio Pardo, rio que abastece toda cidade de Itambé. Com isso, o fantasma da crise no abastecimento volta a assombrar à população.

Quem não se lembra da maior crise no abastecimento de água na cidade, em toda história de Itambé? Aconteceu em outubro de 2015. O Rio pardo tinha praticamente secado e o abastecimento teve de ser feito, de forma precária, com caminhões pipas, que diariamente levava a população e se espremer e até mesmo brigar, em filas, por um balde de água. Período amargo que ninguém quer ver novamente.

Hoje, vimos a história se repetir com o Rio Pardo, que está secando. Não há projeção de boas chuvas nos próximos dias na região e a preocupação é pertinente.

O Blog Itambé Agora fez contato com a Embasa, através da gerente local, Sra. Aline Oliveira, que afirmou que a situação está sob controle. Segundo ela, a Embasa está estruturando a adutora, para ser utilizado quando houver necessidade.

A adutora é projeto audacioso, construído pela prefeitura em parceria com a Embasa, em outubro de 2015, para puxar água através de 600 tubos de canos, numa extensão de 3.600 metros do Rio Ribeirão para o local de captação para posterior tratamento e distribuição à população. O projeto funcionou bem, conforme planejado e hoje é o que pode evitar o colapso no abastecimento na cidade.

A gerente local da embasa informou ainda, que a Barragem de Machado Mineiro estará abrindo as comportas e, nos próximos dias, a vazão do Rio Pardo deverá subir um pouco.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade