A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, iniciou na última segunda-feira (17), em todo o município, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como a gripe. A mobilização segue até o dia 26 de maio. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; mulheres no pós parto; portadores de doenças crônicas; portadores de condições especiais; trabalhadores da Saúde. “A novidade este ano é que os professores da rede pública e privada também fazem parte do público-alvo da Campanha”, acrescentou a coordenadora.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Arianna Lopes, todas as Unidades de Saúde do Município já dispõem das doses da vacina e os profissionais estão preparados para receber o público. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo determinado pelo Ministério da Saúde”, disse a secretária, lembrando que o intuito da mobilização é proteger a população antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito.
A secretária destaca que o objetivo do Ministério da Saúde junto aos Municípios é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Segundo o Ministério da Saúde, a meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal em todo o país.
Pela primeira vez, o Ministério da Saúde priorizou os professores na Campanha e isso é muito importante, pois são profissionais que têm contato com centenas de pessoas diariamente, ficando expostos ao contágio do vírus da gripe.
(Informações: Ascom/PMI)
(18/04/2017)