Início Educação Grande Cavalgada abre as atividades da II Gincana Cultural, Recreativa e Solidária do CEGV Catolezinho

Grande Cavalgada abre as atividades da II Gincana Cultural, Recreativa e Solidária do CEGV Catolezinho

Por Reginaldo Spínola

 

A extensão do Centro Educacional Gilberto Viana de Catolezinho realizou no último domingo, 13 de agosto, a 2ª Cavalgada Cultural, evento que abre oficialmente as atividades da 2ª Gincana Cultural, Recreativa e Solidária. Em 2016, 158 cavaleiros e amazonas se integraram a primeira edição da Cavalgada. Este ano, foram 368 participantes, transformando esta, na maior Cavalgada já realizada em Catolezinho.

A Cavalgada do CEGV Catolezinho tem o objetivo de unir escola, pais e a comunidade em torno da preservação das manifestações culturais próprias da localidade, servindo ainda como instrumento de promoção do protagonismo juvenil, já que a ação é inteiramente planejada e organizada pelos alunos da unidade escolar, divididos em duas equipes, separados pelas cores amarela e vermelha.

O evento estava marcado para começar às 15 horas do domingo, mas, desde o sábado, dia 12 de agosto, cavaleiros e amazonas, vindos de outras cidades, já haviam chegado ao distrito. Dia 13 de agosto, antes do início oficial da atividade, por volta das 14 horas, as ruas de Catolezinho foram simplesmente tomadas por cavaleiros e amazonas que se deslocavam para a Fazenda Itamarandiba, local de concentração da Cavalgada e da contagem dos cavalos.

Por volta das 16 horas, a Grande Cavalgada chegou ao distrito. Após percorrer as principais ruas do lugar, a comitiva dispersou-se em frente à Igreja São João, situada na Praça Sebastião Roxo, onde foi anunciada a vitória da equipe vermelha nesta primeira tarefa da Gincana, responsável por mobilizar 207 cavaleiros e amazonas, enquanto que a amarela colocou um total de 161 cavalos.

Além dos pais e mães de alunos, moradores de Catolezinho, comitivas dos municípios de Itambé, Itapetinga, Caatiba, Barra do Choça e dos povoados espalhados pelos arredores, participaram da Cavalgada. Pelas ruas, o clima era de festa. Apreciadores da cavalgada, montados ou concentrados nas esquinas do distrito, demonstravam o amor e a torcida pelas equipes.

A Cavalgada Cultural do CEGV Catolezinho teve o apoio da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Policia Militar através da CAESG, contando ainda com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itambé.

As atividades das 2ª Gincana Cultural, Recreativa e Solidária do CEGV Catolezinho continuam nesta quinta-feira, 17 de agosto, quando acontecem os Jogos da Amizade, a partir das 19 horas na quadra esportiva do distrito. Na sexta, 18 de agosto, a partir das 13 horas também na quadra, serão realizadas as provas recreativas e culturais. // Por Luiz Pedro Passos

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade