Na madrugada de domingo (13), um bebê de apenas 2 meses de idade morreu após engasgar com leite materno, no bairro Cidade Maravilhosa, em Vitória da Conquista.
Segundo informações da mãe, a bebê estava mamando, quando a mãe percebeu que a criança estava sangrando pelo nariz. Uma equipe do Samu 192 foi para o local com apoio de uma guarnição da 78 Cipm, porém o bebê já estava sem vida. Com a chegada do departamento de policia técnica, o corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto medico legal.
Uma das coisas que mais acontecem é o bebê engasgar. O ideal é deixá-lo numa posição confortável, sem ser muito deitado, com sua cabeça levantada num ângulo entre 30 graus e 45 graus”, explica o pediatra. O médico diz ainda que é importante que a criança possa arrotar depois de ser amamentada. “O processo não deve ser forçado, mas os pais precisam dar a oportunidade para que o bebê arrote”, afirma. A mãe, ou outro adulto, deve andar com a criança por cerca de dez minutos depois da alimentação. Caso aconteça no momento da mama a criança engasgar não exista na amamentação coloque a criança na posição de decúbito ventral (de barriga para baixo) apoiado no antebraço de forma que a cabeça da criança esteja apoiado na mão do adulto e inclinada para baixo e com a outra palma da mão dê tapas nas costa do bebê para que a criança possa expulsar o leite engasgado. Enquanto uma outra pessoa esteja ligando para os bombeiros ou SAMU 192.
(Blog do Léo Santos)