A greve dos caminhoneiros autônomos contra os aumentos abusivos nos combustíveis, que iniciou no último dia 21, tem tomado proporções imensas e conta com a compreensão da população e apoio de várias categorias.
Em Itambé, as associações de mototaxistas se uniram para apoiar essa causa. Durante a manhã de hoje, quinta-feira (24), a categoria fechou a BA-263, na ponte do Rio Verruga, logo depois do Posto São Sebastião, sentido Itambé/Itapetinga.
Durante o período da interdição da rodovia, que seguiu de forma pacífica, houve uma grande aglomeração de veículos que pacientemente aguardaram o fim do movimento.
Neste quarto dia de greve, o resultado dos protestos mostra desabastecimento em todos os setores. Nas cidades da região, a exemplo de Itambé e Vitória da conquista, já não há mais combustíveis disponíveis nos postos.
Desde o início desta política de preços, contabiliza o Valor, Desde o início do formato, o preço da gasolina comercializada nas refinarias acumula alta de 58,76% e o do diesel, valorização de 59,32%.
A ação gananciosa de alguns donos de postos de combustíveis nesse momento de greve elevaram os preços e, em alguns lugares, chegaram a cobrar o absurdo de R$ 9,00 por litro. Nesse caso o Procon recomenda que os motoristas exijam a nota fiscal para na justiça denunciar a ação abusiva.
