Uma operação da Polícia Federal de combate ao crime de peculato, ocorrida na manhã desta sexta-feira (29), recuperou notebooks furtados de um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.
De acordo com a PF, os equipamentos foram localizados com um técnico de informática do próprio órgão, que tinha atuado na desmontagem do posto de atendimento, que ocorreu no mês de maio. À época, o TRE-BA identificou o sumiço de cinco notebooks e de um print server (servidor de impressão).
Após investigação, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do técnico de informática, por meio de autorização expedida pelo juiz da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista.
No imóvel, a PF conta que localizou dois dos cinco computadores desaparecidos. A corporação detalha que um servidor investigado já estava anunciando pelo menos um dos equipamentos à venda pela internet, em uma página de uma rede social.
A polícia suspeita que os demais equipamentos, que não foram localizados na “Operação Venda Furada”, tenham sido vendidos. Por isso, alerta que as pessoas que possam ter comprado os aparelhos com a etiqueta de tombo “TRE” ou com o adesivo “CBTEC”, faça a entrega dos materiais na sede da Polícia Federal, em Vitória da Conquista.
Com a devolução espontânea, a polícia afirma que não há responsabilização pelo crime de receptação qualificada.
O servidor investigado não foi preso, mas foi indiciado pela prática dos crimes de peculato e receptação qualificada. Ainda não informações sobre possível exoneração do servidor. O nome dele não foi divulgado.