Vídeos que circulam nas redes sociais mostram duas meninas de uma escola estadual brigando em Belém/Pará. Uma delas chega a puxar uma faca e começa a desferir vários golpes contra a outra garota, que teve vários ferimentos. As imagens ainda mostram a mãe de uma delas incentivando a briga, além de outros alunos que também não impedem as agressões. Assista:
Vídeo mostra mãe apoiando briga em que aluna esfaqueia colega de escola – A Situação e degradação do Ser-Humano está em ritmo acelerado. Data do Acontecido 06-06-2018 — "Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros..Violentos sem amor sem afeição natural."
Posted by Carlos Lorenzo Paggano on Friday, June 8, 2018
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as duas são alunas da Escola Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro de Fátima. Em nota, a secretaria disse que tomou a iniciativa de contatar com as famílias das alunas para as providências necessárias.
O caso, até a tarde desta quinta-feira (7), ainda não havia sido registrado junto à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) ou na unidade do Propaz do bairro onde ocorreu a briga. No entanto, a Polícia Civil informou que tenta localizar a família da vítima esfaqueada para prestar depoimento.
Na nota enviada à imprensa, a Seduc disse que “tem um projeto, chamado de Bem Conviver, de combate à violência entre estudantes. Desenvolve ações de formação de professores e técnicos multiplicadores da cultura da paz, promovendo ações educativas contra o bullying; exploração sexual, trabalho infantil e juvenil, violência familiar e uso de drogas; depressão e patologias psicológicas”.
A nota também afirma que as escolas são orientadas a acionar organismos da rede de prevenção e controle da violência juvenil, entre eles o Conselho Tutelar, Companhia de Policiamento Escolar; Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente; Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA); Promotoria da Infância e da Juventude, e os próprios educadores. // G1
