A movimentação do comboio das viaturas da Polícia Federal na Zona Sul de Vitória da Conquista, no início da noite de ontem, quarta-feira (29), já indicava que uma operação era esperada para esta manhã.
Uma operação para combater crimes eleitorais cometidos em 2016 foi deflagrada, nesta quinta-feira (30), pela Polícia Federal, em Vitória da Conquista e mais quatro cidades na Bahia.
Segundo a PF, os crimes teriam sido cometidos por um então candidato, eleito vereador, na cidade.
O vereador é Rodrigo Moreira (PP). Segundo apuração do Bahia Notícias, Moreira então candidato em 2016 teria oferecido emprego a eleitores no novo presídio de Vitória da Conquista, que estava prestes a ser inaugurado, em troca de apoio na campanha e de votos.
Conforme informações, há ainda um ex-deputado estadual e um ex-presidente da Câmara do Município envolvidos. Eles faziam parte do mesmo esquema, que ainda tinha um assessor de deputado federal, um ex-diretor do Ciretran, além de membros da empresa que opera o serviço de estacionamento Zona Azul no município cuja sede fica no Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, a operação, intitulada Condotieri, conta com mais de 100 policiais federais que cumprem 29 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de medidas cautelares e 61 mandados de intimação.
Os mandados são cumpridos em Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães, e Lauro de Freitas, na Bahia, além do Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT).