Início Bahia Cândido Sales: Inoperância do poder público faz população se unir e construir barragem no Rio Pardo

Cândido Sales: Inoperância do poder público faz população se unir e construir barragem no Rio Pardo

Por Reginaldo Spínola

Uma ideia da ´população foi a criação de um grupo de WhatsApp “SOS Rio Pardo”, para compartilhar ações de revitalização do Rio.

Um grupo de WhatsApp formado por moradores do município de Cândido Sales no Sudoeste baiano, denominado SOS Rio Pardo, conseguiu mobilizar toda população da cidade, para construir uma barragem no leito do Rio Pardo, local onde fica instalado a central de captação da EMBASA, a cerca de 1 km da zona urbana. O projeto visa reservar o maior volume de água possível para o consumo humano e, também, resistir por mais tempo nos períodos de estiagem.

Após a cidade e a região ter sofrido longos períodos de estiagem e aumento desenfreado de irrigações, feitas por alguns fazendeiros para irrigar seus grandes plantios de cafés, eucaliptos e capim para o gado, o grupo se reuniu em defesa do Rio Pardo e várias reuniões foram feitas em buscas de soluções. Uma ideia foi a criação de um grupo de WhatsApp “SOS Rio Pardo”, para compartilhar ações de revitalização do Rio.

Como nada nos órgãos públicos fluíam, vendo que o nível do rio estava baixando vertiginosamente, o grupo tomou a brilhante e árdua decisão de construir uma pequena barragem, tendo somente o apoio e contribuição da população.

A construção deu início a cerca de 30 dias e ganhou forças com o encorajamento de Dirciano Oliveira Santana, um dos apoiadores do SOS Rio Pardo. O comércio acreditou no projeto e apoiou doando materiais de construção. Empresários disponibilizaram até funcionários para a obra, que teve também mulheres e jovens trabalhando juntos na ação.

A barragem está com mais de 90 % concluída. São mais de 60 metros de extensão, por quase 2 metros de altura, a vazão natural do rio não será prejudicada, terá um armazenamento de água pluvial, com a capacidade de abastecer o consumo humano da cidade em pelo menos 60 dias, nos períodos de seca. Esta ação é um exemplo de cidadania e união, feito por pessoas comuns, que acreditaram no braço forte da população e partiram para a obra, colocando a mão na massa, orgulhando a seus munícipes e causando admiração de toda região.

Informações:  Itapetinga Noticias
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade