Início Bahia IF Baiano abre 30 vagas em curso de especialização no campus de Valença

IF Baiano abre 30 vagas em curso de especialização no campus de Valença

Por Reginaldo Spínola

 

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre, na próxima sexta-feira (24), inscrições para a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação, que será ministrado no campus de Valença. Serão oferecidas 30 vagas e o candidato tem até o dia 4 de junho para se inscrever.

O curso de especialização tem como objetivo instrumentalizar educadores e gestores do ensino básico, profissional e tecnológico, atuantes na região do baixo sul da Bahia, para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação, para as Relações Étnico-raciais e Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.

O público-alvo são portadores de diplomas de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, que tenham formação, vivência ou atuação na área da educação. A duração da especialização é de 18 meses com uma carga horária de 360 horas.

PARA COMBATER O RACISMO

Para a coordenadora do curso, a professora Nelma Barbosa, a especialização colaborará para a formação de profissionais da educação empenhados na igualdade racial. “O racismo perpassa várias estruturas sociais e a educação é uma delas.Com esse curso, esperamos fortalecer a cultura antirracista nas escolas da região do baixo sul da Bahia, que é um território de maioria negra, mas extremamente desigual”, explica Nelma.

Ela espera ainda que os candidatos e candidatas encontrem nesse curso um instrumento de apoio para as práticas pedagógicas comprometidas com a afirmação da herança negra na produção de conhecimento.

A lista preliminar de homologação das inscrições será divulgada no dia 6 de junho e a lista final, após recursos de homologação das inscrições, será divulgada no dia 14 de junho, na Secretaria de Registros Acadêmicos do IF Baiano, Campus Valença, e nos portais do IF Baiano.

O processo seletivo compreenderá três etapas, são elas: análise da carta de motivação (classificatória e eliminatória), análise de currículo (apenas classificatória) e entrevista (classificatória e eliminatória).

O resultado final será divulgado, a partir do dia 8 de julho, no mural da Secretaria de Registros Acadêmicos do Campus Valença e no site do IF Baiano. O período de matrícula para a primeira chamada de aprovados é de 15 a 26 de julho e as aulas iniciam no dia 2 de agosto. Confira toda a documentação necessária para inscrição no processo seletivo e para a matrícula no edital

Pimenta Blog
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade