Início Brasil Justiça afasta 7 dos 11 vereadores e uma secretária por esquema de diárias indevidas em MG

Justiça afasta 7 dos 11 vereadores e uma secretária por esquema de diárias indevidas em MG

Por Reginaldo Spínola

 

A Justiça afastou sete vereadores e uma secretária municipal de Elói Mendes (MG) dos cargos por suspeita de recebimento de diárias indevidas da Câmara Municipal. Na manhã de quinta-feira (2), o Ministério Público cumpriu mandados de busca e apreensão e sequestro de bens nas casas de parlamentares. As investigações do MP apuraram 148 crimes de peculato, prática que caracteriza desvio de dinheiro público.

O pedido de afastamento dos sete parlamentares foi entregue no início da tarde por um oficial de Justiça ao atual presidente da Câmara Municipal, Marcos Ximenes. A oitava parlamentar investigada já não estava mais no cargo – atualmente, é secretária de assistência social na cidade.

“[A Justiça] afastou os oito vereadores, não apenas do cargo de vereador, mas de qualquer função pública. E isto leva a consequência de que alguns vereadores que hoje são servidores públicos e uma secretária municipal vão ser afastados desses cargos em função dessa decisão judicial”, o coordenador da operação, Daniel Ribeiro Costa.

A princípio, o Ministério Público tinha pedido a prisão de pelo menos cinco parlamentares. Mas o pedido não foi acatado pela Justiça.

“O Ministério Público solicitou ao juiz da comarca de Elói Mendes a prisão de cinco vereadores e o afastamento de três deles. A juíza do caso, no entanto, entendeu que o afastamento seria suficiente para cessar a prática delitiva”.

G1MG
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade