Início Brasil Inusitado: Branca e de família rica, patroa denuncia racismo de empregada

Inusitado: Branca e de família rica, patroa denuncia racismo de empregada

Por Reginaldo Spínola

 

Uma veterinária registrou queixa em uma delegacia de São Paulo para denunciar que sofreu uma suposta injúria racial por parte de uma de suas empregadas domésticas. Loira, de pele branca e família rica, Ana Luíza Ferraz, de 32 anos, disse à polícia ter sido vítima de racismo.

O boletim de ocorrência foi registrado em abril. As supostas ofensas raciais ocorreram depois que a funcionária se desentendeu com a patroa. A empregada teria enviado, por engano, uma mensagem de áudio ao marido de Ana Luíza, chamando a mulher de “encardida do sul” e “cachorra do sul”.

Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (6) pelo jornal Folha de S.Paulo, a patroa nasceu no Paraná e ainda tem o sotaque carregado. A funcionária que teria ofendido Ana Luíza é uma mulher de 55 anos, moradora de Taboão da Serra, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Depois de ter sido demitida, a doméstica ainda enviou outros áudios a Ana Luíza. A queixa foi registrada no Decradi, delegacia especializada em crimes raciais. Quem levou a história para a polícia foi Roselle Soglio, advogada da patroa.

Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Roselle disse que os policiais resistiram antes de registrar o boletim. “Demorei umas duas horas para conseguir fazer o B.O. Eles não queriam”, afirma. “Mas era uma situação mais grave. Pedi a instauração do inquérito por crime de injúria, difamação e racismo propriamente dito.”

Segundo a advogada, Ana Luíza estava bastante abalada quando recebeu as mensagens da doméstica. “Ela só chorava. Chorava muito”, relata. O caso foi transferido para o 23º DP, em Perdizes, Zona Oeste da capital. A polícia instaurou inquérito para apurar possível crime de injúria racial.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade