O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em oito instituições estaduais e federais da Bahia, neste segundo semestre. Para acessar as informações sobre os cursos, basta entrar no site do programa. [Confira relação de instituições e quantidades de cursos no final da reportagem]
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de 4 de junho. No dia 7, o processo será finalizado. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tiraram nota superior a zero na redação.
Sisu 2019: como lidar com a ansiedade do processo seletivo
Durante o período de inscrições, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso – ou seja, a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. Conforme as inscrições forem feitas, o programa informará notas de corte parciais para cada curso, com base no desempenho dos estudantes que já se candidataram.
As notas de corte são apenas uma referência baseada no número de vagas disponíveis e no número total de candidatos inscritos no curso. O ranking de selecionados é dinâmico e muda ao longo do período de inscrição.
O interessado deve escolher duas opções de vaga, em ordem de preferência. É preciso marcar o curso, a instituição de ensino, o turno e a modalidade de concorrência (ampla ou por cotas).
No site e no aplicativo do Sisu, o estudante poderá acompanhar o andamento da sua inscrição. Até o dia 7 de junho, cada aluno poderá analisar esses índices e mudar suas opções. Serão consideradas como definitivas aquelas que estiverem no sistema às 23h59 do prazo final.
Os resultados sairão em 10 de junho, no portal do Sisu.
Calendário
- Inscrições: 4 a 7 de junho
- Resultados: 10 de junho
- Matrículas: 12 a 17 de junho
Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho
Instituições baianas
- Instituto Federal Baiano (IF Baiano): 9 cursos
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba): 28 cursos
- Universidade Estadual da Bahia (Uneb): 58 cursos
- Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs): 30 cursos
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb): 23 cursos
- Universidade Federal da Bahia (Ufba): 37 cursos
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): 33 cursos
- Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba): 9 cursos
G1