Na manhã desta sexta-feira (13), representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Educação para debater o Plano de Criação do Comitê de Bacia do Rio Pardo e Rio Verruga.
Um dos pontos abordados no encontro foi a conscientização da população sobre a situação atual das bacias, incluindo as disponibilidades hídricas, as demandas dos usuários e a responsabilidade de cada um na região.
Conforme os participantes, o objetivo nessa vertente de discussão é possibilitar que a comunidade identifique as causas da degradação em cada trecho e indique possíveis soluções.
Além dos representantes da Secretaria de Educação, a secretária Alecciene Gusmão e o coordenador Pedagógico Josemar Mendes, o encontro contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da ONG Reflorestar e Renascer, do Itambé Bike Club, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de representantes de Municípios da região.
A intenção, nesta fase inicial de criação, é fazer com que as instituições reconheçam o seu papel na execução do Plano de Bacias e que a população também assuma o compromisso de colaborar com a execução da proposta, abraçando o desafio que é a preservação.
O próximo encontro da comissão já tem data marcada. Será no dia 26 de setembro para eleger o Subcomitê de Bacias.
Ascom/PMI