Início Brasil Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda, 16

Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda, 16

Por Reginaldo Spínola

A partir desta segunda-feira (16) vão começar a ser aplicadas as novas regras para formação de condutores. As mudanças vão desde o uso do simulador em aulas, até novos preços para tirar a primeira CNH.

As alterações estão de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolvem também novas regras como alteração de aulas noturnas, na  carga horária e no curso prático.

Além disso, haverá mudanças para tirar habilitação de condução de ciclomotores, as chamadas “cinquentinha”. Confira as principais alterações, os documentos necessários para emitir a CNH e como fica agora o valor do processo para tirar a primeira habilitação. Confira as principais mudanças:

Simulador

Com a nova norma, não será mais necessário usar o simulador para adquirir uma carteira da categoria B, sendo que agora, o candidato poderá escolher realizar até cinco horas/aula em simulador. Mas, este deve estar disponível na autoescola. Essas simulações deverão ser feitas antes das aulas práticas.

Aulas noturnas

Tanto para a categoria “A” quanto para categoria “B”, a exigência das aulas noturnas cairá para carga horária de 1 hora prática. Antes, esse valor era correspondente a 20% sobre o total da carga horária.

Curso prático

Como mencionado anteriormente, o uso de simulador se torna opcional. Com isso, a carga horária prática para adquirir a categoria “B”, corresponde a 20 horas mínimas de aula. Mas, caso o candidato opte por fazer a simulação, essa carga horária cai para 15 horas mínimas.

Ciclomotores

A carga horária para obter habilitação de ciclomotores (cinquentinha), também foi reduzida. Será obrigatório cumprir, no mínimo, 5 horas de aulas práticas. No teste, poderá ser utilizado veículo da própria autoescola ou do candidato.

Com o objetivo de facilitar na hora de conseguir a Autorização para Conduzir Ciclomotores, 12 meses após a nova regra, os candidatos podem optar por não realizar aulas, apenas exames. Em caso de reprovação, será necessário aulas práticas.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade