Início Bahia MP denuncia gerente de banco suspeito de racismo contra cliente que levou ‘mata-leão’ na BA

MP denuncia gerente de banco suspeito de racismo contra cliente que levou ‘mata-leão’ na BA

Por Reginaldo Spínola

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou à Justiça pelo crime de discriminação racial o gerente de banco suspeito de racismo contra um cliente em Salvador.

O caso ocorreu em 19 de fevereiro, dentro da agência que era administrada pelo suspeito, no bairro do Dois de Julho, após uma discussão com a vítima, que na confusão chegou a receber um “mata-leão” de um policial militar.

Na época, a vítima usou as redes sociais para denunciar a situação, com um vídeo mostrando a agressão. Após a repercussão, o gerente foi afastado pela Caixa Econômica.

Conforme a denúncia, as investigações policiais apontam que a situação começou depois que a vítima, identificada como Crispim Terral de Souza, procurou pelo suspeito, João Paulo Vieira Barreto, para cobrar atendimento após 6h de espera.

Na ocasião, segundo a denúncia, o gerente geral acionou o setor de segurança privada para retirar o cliente do estabelecimento. Depois, a Polícia Militar também compareceu à agência e propôs ao gerente que ele e o cliente se dirigissem até a delegacia da região.

Neste momento, segundo a denúncia, João Paulo teria afirmado que não fazia acordo com “esse tipo de gente”, “supostamente se referindo à raça/cor da vítima”, e logo após teria afirmado que somente iria à delegacia, se Crispim Terral saísse algemado da agência.

Crispim Terral de Souza – vítima

Ainda conforme a denúncia, após o “mata-leão”, a vítima foi retirada da agência pelos policiais militares, e o suspeito foi embora sem se dirigir à delegacia.

Na denúncia, a promotora do caso, Lívia Vaz, afirma que o “acusado praticou discriminação racial, ao conferir tratamento discriminatório à vítima, que, além de ter sido tratada de forma diferenciada em relação aos demais clientes da agência, foi apontado como ‘esse tipo de gente’ pelo denunciado, que exigiu que os policiais algemassem Crispim, ainda que este não tenha cometido qualquer delito”.

De acordo com o MP, o texto contra João Paulo foi encaminhado para a Justiça no dia 11 de outubro. O caso ainda está em avaliação.

G1
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade