Início Noticias Água do Rio Pardo, que abastece Itambé, Encruzilhada e Cândido Sales não está poluída por esgoto; diz Embasa

Água do Rio Pardo, que abastece Itambé, Encruzilhada e Cândido Sales não está poluída por esgoto; diz Embasa

Por Reginaldo Spínola

Diante das informações que estão circulando nas redes sociais, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece através de Comunicado, que não verificou qualquer indício de alteração da qualidade da água captada, tratada e distribuída pelos sistemas de abastecimento que atendem os municípios de Itambé, Encruzilhada e Cândido Sales. Nesta quarta (06) equipes da Embasa iniciaram o monitoramento do Rio Pardo e o trabalho prosseguirá com a coleta de amostras em diferentes pontos do rio para análise da qualidade da água deste manancial.

Após tomar conhecimento da denúncia, a Embasa consultou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que descartou a ocorrência de extravasamento de esgoto no rio Pardo proveniente da estação de tratamento de esgoto localizada no distrito de Machado Mineiro, no município de Águas Vermelhas. A coloração da água do rio Pardo e a mortandade de peixes podem estar relacionadas ao acúmulo excessivo de matéria orgânica carreada pelas últimas chuvas ocorridas no Norte de Minas Gerais e acumulada em um barramento no leito do rio após a barragem de Machado Mineiro.

Embasa garante que a água fornecida em Itambé, Encruzilhada e Cândido Sales é de boa qualidade e atende aos parâmetros exigidos pela Portaria de Consolidação N. 5 do Ministério da Saúde.

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade