Mais de cinco toneladas de um material que ainda não foi identificado foram localizados no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, neste sábado (16). A substância foi despejada ao longo de seis quilômetros entre as localidades de Lagoa Grande, Lagoa das Pedras e Estrada de Carro Quebrado. Segundo o site local Acorda Cidade, o produto emite um forte cheiro e algumas pessoas relataram coceiras.
Pela similaridade, havia suspeitas de que o material fosse o mesmo que contaminou as praias nordestinas, mas o secretário de Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Aras, descartou a hipótese.
“Ainda não sabemos do que se trata. Só sabemos até agora o que ele não é, ou seja, não é óleo retirado das praias, não é hidrocarboneto porque não tem cheiro específico próximo do cheio do óleo diesel, de gasolina”, disse Aras ao Acorda Cidade.
A remoção está sendo feita pela prefeitura municipal através da empresa Sustentará, que presta o serviço de limpeza na cidade. O material está sendo encaminhado para o Aterro Sanitário.