Início Bahia Uesb em Conquista: Um tesouro na joia do sertão baiano

Uesb em Conquista: Um tesouro na joia do sertão baiano

Por Reginaldo Spínola

Conhecida como joia do sertão baiano, Vitória da Conquista abriga um dos três campi da Uesb. Com clima mais frio, a cidade conta com uma população estimada em quase 340 mil habitantes, conforme indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é polo da região Sudoeste da Bahia, destacando-se na oferta de serviços como saúde e educação.

O campus da Uesb conta com quase cinco mil alunos matriculados só no município de Conquista, distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação. A convivência entre docentes, servidores técnicos universitários, discentes e comunidade externa é constante, o que possibilita o desenvolvimento de ações que valorizam a troca de conhecimentos e a busca pelo novo.

Em virtude dos 23 cursos de graduação, distribuídos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Agrárias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Artes; Ciências Humanas, candidatos com os mais diferentes perfis poderão encontrar algum curso com o qual se encantem na Instituição. Entre os bacharelados, é possível ingressar em Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Direito, Engenharia Florestal, Jornalismo, Medicina e Psicologia.

Mas não para por aí. Quem deseja cursar uma licenciatura, são dez opções ao todo sendo oferecidas no campus de Conquista: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia. e Pedagogia.

Para quem deseja dar sequência à formação acadêmica, o campus dispõe de cursos de pós-graduação em diversas áreas. São 13 programas com cursos de Mestrado e/ou Doutorado, além de opções em especializações.

Para potencializar o processo de ensino/aprendizagem, os laboratórios são espaços nos quais os alunos podem colocar em prática as teorias estudadas em sala. A variedade de espaços físicos com essa finalidade é bem grande, atendendo a várias áreas do conhecimento. No campus, são encontrados laboratórios de Microbiologia; Solos; Cartografia; Escravidão e Mestiçagem; Classificação e Degustação de Café; Telejornalismo; Pesquisa em Estudos em Neurolinguística; Anatomia Humana; Sistemas Digitais; História do Ensino de Matemática e vários outros, totalizando 109 espaços.

A comunidade acadêmica do campus tem acesso também ao Restaurante Universitário (RU), que oferece alimentação com preço acessível, nos três turnos, incluindo café da manhã, almoço e jantar; além da Biblioteca Central da Instituição, que conta com um acervo científico e literário composto por milhares de exemplares. Para permanência estudantil, o campus possui ainda a Residência Universitária, que atende discentes que comprovem atender aos critérios estabelecidos pelo Prae.

Além das ações desenvolvidas no campus, ainda acontecem atividades destinadas à comunidade externa, que contemplam aulas de judô, ações desenvolvidas para a terceira idade, atendimento jurídico, suporte técnico a produtores rurais e várias outras. A cultura também faz parte da realidade do campus. A Instituição possui três museus, que estão localizados em Vitória da Conquista, e contribuem para a vida cultural da cidade, preservando a memória e permitindo à comunidade local conhecer um pouco mais a sua história.

Vestibular 2020 – O Vestibular 2020 está com inscrições abertas, que podem ser feitas exclusivamente pela internet. Todos os detalhes podem ser acessados no site do processo seletivo e em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. O contato ainda pode ser feito pelo whatsapp (77) 98146-7537.

Acompanhe todas as novidades também nos perfis oficias da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade