Início Brasil Concurso do IBGE com mais de 200 mil vagas fica para 2021

Concurso do IBGE com mais de 200 mil vagas fica para 2021

Por Reginaldo Spínola

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a informação de que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. O concurso público do IBGE havia sido aberto com 208 mil vagas.

O edital do IBGE foi adiado para 2021 em virtude da pandemia do Coronavírus. Sendo assim, as taxas de inscrição do certame serão devolvidas.

Segundo o Instituto, a banca organizadora terá responsabilidade de encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso. O valor vai ficar disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

“Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe”, diz a nota.

De acordo com dados do IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta ficou para ser realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

“A decisão (de adiar para 2021) leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, informou o IBGE em comunicado.

Segundo o IBGE, a suspensão do Censo Demográfico IBGE 2020 também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa já estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.

Agora, com o orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. “Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, garantiu a instituição.

Notícias Concurso
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade