Devido ao risco de propagação do novo coronavírus, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) cancelou a realização da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorreria entre 25 e 28 de maio na capital federal. Em comunicado oficial nesta quarta-feira (18), o presidente da entidade, Glademir Aroldi, lamentou que seja a primeira vez que o evento não ocorrerá. A marcha é realizada desde 1998.
“Estamos com nossa atenção voltada ao coronavírus, e é preciso ainda mais união e conscientização de todos. Por mais difícil que seja, estamos tomando nossas decisões colocando em primeiro lugar a saúde de todos”, declarou. A decisão de suspender o encontro foi tomada pelo conselho político da instituição – formado por representantes das 27 entidades estaduais – além do diretor e consultivo da CNM e do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).
A marcha é considerada como o maior além de oito mil pessoas. A entidade informou ainda que os participantes da 23ª edição da Marcha que já realizaram a inscrição serão comunicados pela organização nos próximos dias para reembolso dos valores. Além da marcha, outros eventos da CNM foram cancelados, como o CNM Qualifica, cujo calendário está suspenso, e a 13ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais.