Início Brasil Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, podem piorar infecção por coronavírus, diz estudo

Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, podem piorar infecção por coronavírus, diz estudo

Por Reginaldo Spínola

O uso de remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e outros a base de cortisona, pode piorar a infecção por coronavírus, segundo o que publicou a revista científica The Lancet.

Conforme o estudo, o uso de anti-inflamatórios não esteroides da classe AINE’s pode afetar a capacidade de reação do sistema imunitário que combate o vírus. Ainda de acordo com o estudo, os medicamentos utilizados para combater a diabetes mellitus tipo 2 também podem facilitar a infecção pelo vírus.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) explicou que o ibuprofeno pode aumentar os níveis de um receptor e facilitar a entrada no vírus nas células do corpo humano. Ela frisou que o estudo divulgado pela revista é preliminar e hipotético, contudo, a recomendação preventiva é a de evitar este tipo de medicamento e utilizar remédios alternativos para tratar os sintomas.

Baseado no estudo, o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, utilizou as redes sociais para alertar para o uso de remédios. “Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona e outros) pode agravar a infecção. Em caso de febre, tome paracetamol. Se você já está tomando medicamentos anti-inflamatórios ou em caso de dúvida, pergunte ao seu médico”, escreveu.

Varela
Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade