Início Noticias Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito de Itambé é reconhecido pela AL-BA

Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito de Itambé é reconhecido pela AL-BA

Por Reginaldo Spínola

Em nova sessão remota nesta quarta-feira (8), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reconheceu o estado de calamidade pública de mais de 158 municípios do Estado.

O decreto da prefeitura de Itambé, que declara “Estado de Calamidade Pública” no município, publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (3), para enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19), também foi reconhecido pela AL-BA nessa sessão.

Somente a Assembleia pode reconhecer o estado de calamidade pública. Esse tipo de decreto legislativo libera as prefeituras para gastarem dinheiro público com menos burocracia em tempos de crise.

A medida, por exemplo, permite que a gestão realoque recursos da educação para saúde, sem a necessidade de cumprir metas orçamentárias, durante o enfrentamento a Covid-19.

Até a edição do Diário Oficial mais recente da AL-BA, mais de 200 municípios pediram o reconhecimento do estado de calamidade pública.

Os decretos que não foram apreciados nesta quarta, podem ser analisados na próxima sessão.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade