Início Brasil Termina hoje prazo para fazer pedido de isenção da taxa do Enem

Termina hoje prazo para fazer pedido de isenção da taxa do Enem

Por Reginaldo Spínola

Os estudantes interessados em fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem até esta sexta-feira (17) para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. O resultado será divulgado no dia 24 e o pedido deve ser feito pela internet, na Página do Participante.

Fazer o pedido de isenção não garante a inscrição no Enem. Todos os interessados precisam se inscrever entre os dias 11 e 22 de maio.

O participante que conquistou a isenção em 2019 e não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir novamente a isenção.

Tem direito à isenção da taxa de inscrição os estudantes que cursam o último ano do ensino médio em 2020 em escola da rede pública ou que tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência

O solicitante que se inscreveu no ano passado, conseguiu a isenção e faltou às provas deve formalizar o pedido e anexar os itens comprobatórios na Página do Participante, pela internet.o

Novidade

Todos os estudantes que forem se inscrever no Enem, ProUni (Programa Univrsidade para Todos) ou Fies (Financiamento Estudantil) terão que fazer um cadastro no portal do  Governo Federal. O canditato deve informar CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha. Posteriormente, o estudante deve acessar a  Página do Participante do Enem.

Enem Digital

As regras para pedir gratuidade são as mesmas para quem optar por se inscrever na versão digital do exame, que terá aplicação-piloto para 100 mil participantes. As provas do Enem Digital estão previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, em 1º e 8 de novembro.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade