Início Noticias Alerta: Em menos de 20 dias, casos de dengue dobram em Itambé; agora são 104

Alerta: Em menos de 20 dias, casos de dengue dobram em Itambé; agora são 104

Por Reginaldo Spínola

Com a pandemia do covid19, outras doenças deixam de ter atenção devida por parte da população e poder público, como é o caso da epidemia de três doenças diferentes no estado da Bahia, Dengue, Zika e Chikungunya.

Os casos de dengue no município de Itambé seguem crescendo em ritmo acelerado. A situação de alerta vem sendo mostrada pelo blog Itambé Agora, que está acompanhando a evolução da doença na cidade, com dados atualizados do governo do Estado.

Com às atenções voltadas para o coronavírus, a população, sem uma campanha efetiva da prefeitura, não está percebendo a gravidade da situação, que em menos de 20 dias teve os casos de dengue, notificados, dobrados no município.

Em consulta no site da DIVEP/SUVISA – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no dia 18 de maio, as notificações de dengue somavam 49 casos em Itambé. Em nova consulta, uma semana depois, no dia 27 de maio, os casos já registravam 72 casos. Já no mês de junho, em verificação hoje, dia 06, o número de casos pulou para 104. Com isso Itambé teve um aumento de mais de 100% no número de casos de dengue, em menos de 20 dias.

Com a situação em alerta vermelho, o município tem, por obrigação, manter a população informada quanto à gravidade do crescimento dos casos de dengue na cidade, divulgando boletim informativo, bem como iniciar uma campanha de conscientização para a eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas, única forma de evitar essas três doenças.

A Bahia entrou em alerta com a epidemia dessas três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus.

A Vigilância em Saúde do município tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Acompanhe pelo site da DIVEP/SUVISA – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, os dados atualizados dos casos de dengue no seu município:  http://www3.saude.ba.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinan/deng.def

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade