Início Bahia Lacen-BA já realizou mais de 100 mil testes de Covid-19; Bahia é a segunda no ranking

Lacen-BA já realizou mais de 100 mil testes de Covid-19; Bahia é a segunda no ranking

Por Reginaldo Spínola

Mais de 100 mil testes de Covid-19 já foram realizados pela Bahia, por meio do através do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Com isso, a Bahia ocupa o segundo lugar nacional no ranking de testagem, ficando atrás apenas de São Paulo. Os testes são feitos pela unidade central do Lacen, em Salvador, e também em Porto Seguro, Paulo Afonso, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e ainda na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na região de Ilhéus e Itabuna.

“Não ficamos dependendo apenas dos kits de testagem enviados pelo Ministério da Saúde. A Bahia fez aquisição de equipamentos e insumos com recursos próprios”, disse Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado.

Vilas-Boas ainda destacou o investimento de R$ 2 milhões na nova ala do Lacen, que realiza os testes de biologia molecular. A capacidade foi ampliada de 400 para cerca de dois mil exames por dia.

“A nova ala tornou o Lacen o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizada de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”, pontou o secretário.

Arabela Leal, diretora-geral do Lacen, revelou que foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além da contratação de colaboradores. “Isso proporcionou, em primeiro lugar, a ampliação do número de testes e a velocidade de resposta, além da descentralização dos testes para o interior do estado. Alcançamos, assim, o número de 100 mil testes realizados, ficando em segundo lugar nacional, atrás apenas do estado de São Paulo”.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade