Início Bahia Herzem Gusmão recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq

Herzem Gusmão recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq

Por Reginaldo Spínola

O cuidado dedicado à criança e ao adolescente em nossa cidade não passou despercebido. Vitória da Conquista é de novo destaque nacional: na tarde de hoje (01), a Fundação Abrinq anunciou os vencedores do respeitado Prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e Herzem Gusmão foi um dos vencedores. A premiação reconhece os governantes que possuem as melhores práticas de gestão dos últimos quatro anos na implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O Prêmio faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança – PPAC, iniciativa da Fundação Abrinq, criado em 1996. O objetivo é mobilizar, apoiar e motivar os gestores públicos em relação a uma das questões mais sensíveis do país: a dos meninos e meninas em situação de risco pessoal e social.

A Fundação Abrinq avaliou as gestões 2017-2020. Ao todo, 2.346 municípios brasileiros concorreram, mas apenas 125 foram certificados. Nesta edição, a avaliação levou em consideração dois eixos de análise para o reconhecimento das ações: Gestão Pública e Políticas Sociais.

Para a escolha dos melhores municípios do Brasil, foram solicitadas pelo PPAC informações a acerca do orçamento público, da gestão de políticas sociais – saúde, educação e assistência social – dos processos de elaboração ou revisão do Plano Municipal da Infância e Adolescência, das condições de funcionamento dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e dos Fundos Municipais da Infância e Adolescência.

Os municípios que aderem ao Programa firmam um compromisso de mais de três anos, em que cumprem as exigências para participação efetiva; mobilizando órgãos, setores e organizações; planejando e executando ações; participando de eventos técnicos; e prestando as informações demandadas pelo Programa.

Na Bahia, dos 190 municípios participantes apenas 9 foram reconhecidos na gestão 2017-2020. Além de Vitoria da Conquista, Camaçari, Conceição do Jacuípe, Irecê, Itambé, Juazeiro, Mutuípe, Uauá e Várzea da Roça também foram premiados.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade