Adisputa em Vitória da Conquista para as eleições do dia 15 de novembro segue acirrada. O ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB), estão empatados tecnicamente segundo pesquisa A TARDE/Potencial Pesquisa, realizada entre os dias 24 e 29 de setembro e divulgada nesta quinta (1). O petista aparece com 34% das intenções de voto, contra 29% do emedebista.
A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O vereador David Salomão (PRTB), somou com 9%, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL), 2% cada um; além de Romilson Filho (PP) e Professor Ferdinand (PSOL), com 1% cada.
16% não sabem em quem votar e 8% disseram que irão votar em branco ou anular.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-00046/2020. O nível de confiança é de 95%.
Outros cenários:
Na pesquisa espontânea, quando não são citadas as candidaturas na entrevista, a disputa se mantém acirrada. Zé Raimundo foi citado por 22% e Herzem por 21%. Salomão obteve 3%, enquanto Romilson, Stella e Herling tiveram 1%, cada um. O candidato do PSOL não pontuou. Nesse cenário, 42% disseram ainda não ter candidato e 10% afirmaram que votarão em branco ou nulo.
O mais rejeitado é o vereador Salomão que aparece com 51%, em seguida o prefeito Hérzem Gusmão que obteve 48%. Zé Raimundo tem o menor índice de rejeição, com 39% . A candidata da Rede tem a segunda menor rejeição (40%), seguida por Romilson e Ferdinand, cada um com 42%, e pelo Cabo Herling, com 46%.
Questionados se iriam aos locais de votação caso a eleição fosse hoje, 84% dos entrevistados responderam de maneira afirmativa.
Com informações do A Tarde