Quem não votou nas Eleições realizadas neste domingo (15), vai ter 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral.
Para realizar a justificativa, o eleitor precisa levar documentação que comprove a razão da ausência. O processo pode ser realizado por meio do aplicativo e-Título ou entregando um requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, acompanhado do que justificava a ausência.
Para saber a zona eleitoral à qual está vinculado, o eleitor deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do seu estado ou fazer a consulta no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Caso o eleitor não compareça no segundo turno, nas cidades onde houver, marcado para o dia 29 deste mês, ele terá até o dia 28 de janeiro para estar quite com a Justiça Eleitoral.
Saiba como justificar ausência nas eleições pelo celular
Quem não estiver em seu domicílio eleitoral — ou seja, na cidade em que vota — no próximo domingo (15) e, por isso, precisar justificar ausência nas eleições de 2020, pode fazer o procedimento por meio de um aplicativo para celular, o e-Título. A novidade facilita a vida do eleitor que, até então, precisava se deslocar para uma seção eleitoral para justificar a falta.
Com o GPS do celular ativado, o aplicativo verifica a localização do eleitor via satélite e comprova que ele realmente não está em seu domicílio eleitoral, permitindo a justificativa. No entanto, essa funcionalidade fica disponível apenas no dia do pleito, entre 7 horas e 17h.
O e-Título está disponível para usuários de Android e iOS.
Além de possibilitar a justificativa de ausência, o app também permite consultar e emitir Guia de Recolhimento da União para pagar multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais.