Início Brasil Autoescola não será obrigatória para conseguir CNH, detalha novo projeto

Autoescola não será obrigatória para conseguir CNH, detalha novo projeto

Por Reginaldo Spínola

Sem dúvidas, uma das principais reclamações de quem realiza o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o alto custo do processo. No entanto, uma possibilidade de pagar menos para obter o documento pode se tornar realidade caso um novo projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados seja aprovado.

O projeto é o PL 4474/2020, de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que prevê o fim da obrigatoriedade das aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou seja, autoescolas para tirar a carteira de habilitação. O processo, com a aprovação do texto, ficaria “menos burocrático e custoso”, conforme informou o parlamentar

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Notícias Concursos

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade