Início Bahia Prefeitura de Barreiras planeja compra de vacinas através de consórcio e divulga plano de imunização da Covid-19

Prefeitura de Barreiras planeja compra de vacinas através de consórcio e divulga plano de imunização da Covid-19

Por Reginaldo Spínola

A prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, divulgou o Plano Municipal de Imunização da Covid-19 e informou que planeja compra de vacinas através de consórcio entre municípios. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na quarta-feira (30).

De acordo com o secretário de Saúde, Anderson Vian, na última segunda-feira (28), ele teve um encontro com o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, e pretende se reunir à capital baiana em um consórcio para a compra do imunizante. Prates já havia informado que a prefeitura de Salvador articula criação de consórcio entre municípios para compra das vacinas, mas ainda não há detalhes sobre esse plano.

O secretário de Barreiras informou que manifestou interesse na adesão ao consórcio e que aguarda a autorização da Anvisa de aprovação das vacinas para seguir com o plano de imunização. A proposta é garantir, na primeira etapa, a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, que em Barreiras, segundo a Secretaria de Saúde, é composto por 29.821 pessoas.

Após a aquisição das doses, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em quatro grupos: trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros.

Logo depois serão as pessoas de 60 a 74 anos e institucionalizados. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades. E, encerrando a imunização dos grupos prioritários serão vacinados os professores de nível médio e superior; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população carcerária.

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o município já dispõe de um ‘ultrafreezer’ para o armazenamento dos imunizantes de propriedade da instituição de ensino.

O equipamento garante uma temperatura de menos 70ºC, exigida para conservar alguns tipos de vacinas.

O plano de imunização prevê ainda a oferta nas doses nas 26 unidades de saúde de Barreiras, em dois pontos de drive-thru, vacinação em domicílio para pessoas incapacitadas de sair de casa, além de levar as doses às populações da zona rural, com o apoio da unidade móvel.

O secretário de saúde informou que o município adquiriu 60 mil seringas para serem utilizadas no processo. Em relação à capacidade de vacinação, Vian prevê que, se não houver nenhuma intercorrência, 7,6 mil pessoas serão imunizadas contra a Covid-19 por dia, considerando unidades de saúde, vacinas em domicílios e drive-thru.

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade