Início Bahia Tristeza na região: Bebê de 1 ano e 2 meses morre de covid 19 dentro de ambulância a caminho de UTI

Tristeza na região: Bebê de 1 ano e 2 meses morre de covid 19 dentro de ambulância a caminho de UTI

Por Reginaldo Spínola

A notícia da morte da pequena Allana Vitória, de apenas 1 anos e 2 meses, em decorrência de complicações pela Covid-19 e por falta de vaga nas UTIs da região sudoeste comoveu a população, na manhã deste sábado (20). A criança morava na cidade de Licínio de Almeida, há cerca de 231 quilômetros de Vitória da Conquista.

Allana, que segundo informações estava internada no hospital da cidade, era portadora de Anemia Falciforme – doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, e testou positivo para Covid-19 no dia 9 de fevereiro. Na sexta-feira (19), ela apresentou desconforto respiratório e piora clínica.  Como não tem vagas disponíveis nas UTIs de Vitória da Conquista e em outras cidades da região sudoeste, a transferência dela foi regulada para a Unidade de Referência Pediátrica em Itabuna, sul da Bahia. Ela seguia em uma ambulância do SAMU num percurso de 500 quilômetros e, durante este trajeto, a criança veio a óbito.

O prefeito da cidade de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), confirmou ao Blog do Sena, neste sábado (20), que a criança tinha comorbidade e foi regulada para Itabuna. Segundo ele, no “caminho teve essa situação e o SAMU de Vitória da Conquista prestou atendimento, mas ela não resistiu”. A prefeitura divulgou uma nota prestando solidariedade à família da pequena Allana. Agora são cinco óbitos em Licínio de Almeida em decorrência da Covid-19.

Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral (HGVC) tem apenas um leito de UTI pediátrica dedicada à Covid-19, que está ocupado neste momento, segundo o painel on-line da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Sesab. A situação gera preocupação, uma vez que os casos de Covid-19 continuam em crescimento inclusive em crianças, e o HGVC é referência para vários municípios.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade