Início Bahia Corpo de Herzem Gusmão chega a Vitória da Conquista no sábado e será enterrado após cortejo fúnebre

Corpo de Herzem Gusmão chega a Vitória da Conquista no sábado e será enterrado após cortejo fúnebre

Por Reginaldo Spínola
0 Comentário

O corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, que morreu após complicações da Covid-19, vai chegar no Aeroporto Glauber Rocha, no sudoeste baiano, no sábado (20). Conforme informações da prefeitura, um velório será realizado na Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista e o enterro no Cemitério da Saudade.

Herzem Gusmão morreu por volta das 21h de quinta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, para tratamento da doença.

A prefeitura informou que o corpo de Herzem Gusmão deve chegar em Vitória da Conquista às 10h. O velório será realizado apenas com a presença dos familiares e com número limitado de pessoas. Nas imediações do local, o trânsito de veículos será interditado.

A população poderá se despedir do prefeito Herzem Gusmão após o velório, durante o cortejo fúnebre, que percorrerá ruas e avenidas da cidade. O sepultamento ocorrerá logo em seguida no jazigo da família Gusmão, no Cemitério da Saudade. O acesso ao local também será restrito à família.

Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI.

Em janeiro, ele deixou a UTI do hospital, mas no dia 6 de março, precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva e, em uma mensagem nas redes sociais, ele mesmo explicou o motivo através de um áudio.

“Neste sábado, 6 de março a equipe médica achou por bem que eu voltasse para UTI eu estou ainda necessitando de mais oxigênio, então eu voltei para usar o cateter de alto fluxo. Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, dizia na mensagem.

Na última sexta-feira (12), Herzem precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde, que era considerado grave.

A informação da morte nesta quinta-feira foi informada através de postagem nas redes sociais feita pela assessoria de Herzem.

“É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem”.

Herzem deixa mulher, três filhos e um neto. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Herzem Gusmão foi reeleito no 2º turno das eleições em novembro de 2020. Por causa da internação dele, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

História

Herzem Gusmão morreu por complicações da Covid-19 — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Herzem Gusmão era natural de Vitória da Conquista. Ele era graduado em direito com especialização em jornalismo.

Por 40 anos foi líder de audiência como radialista e se destacou como jogador de basquete no estado. Em 2015 assumiu o cargo de deputado estadual, foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia. Porém tinha o sonho de ser prefeito de Vitória da Conquista.

Disputou duas eleições em 2008 e 2012, mas não conseguiu se eleger. Em 2016 foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro do ano passado, Herzem foi reeleito em segundo turno com quase 98 mil votos.

Repercussão

Rui Costa – Governador da Bahia

“A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Herzem Gusmão. Que Deus os conforte neste momento de dor.”

Por G1

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário
0

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade