Início Noticias Em reunião, prefeito Candinho discute proposta para implantar usina de resíduos sólidos em Itambé

Em reunião, prefeito Candinho discute proposta para implantar usina de resíduos sólidos em Itambé

Por Reginaldo Spínola

Preocupado com as questões ambientais e a otimização dos recursos públicos, na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Candinho Araújo participou de uma reunião com a finalidade de discutir um projeto para implantação de uma usina para tratamento adequado dos resíduos sólidos em Itambé.

Viabilizada através de uma Parceria Pública Privada (PPP), a proposta tem como principais objetivos, solucionar o problema do descarte do lixo a céu aberto, atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e fomentar a economia, gerando emprego e renda no município.

No encontro com o prefeito, estava presente o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Claudemir Nonato; a assessora jurídica do Município, Dra. Juliana Barros; a representante estadual da APLB Sindicato, Norleide Andrade; e, de forma virtual, a engenheira ambiental, engenheira agrônoma e especialista em Gestão Ambiental da AGROFINS, Suely Melo; e o geógrafo, gestor ambiental e Relações institucionais da AGROFINS, Wel Anias.

Durante a reunião, a engenheira explicou o funcionamento do projeto, destacando a atuação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano em conjunto com mais duas instituições. De acordo com ela, o investimento oferece uma tecnologia inovadora que traz a possibilidade de sanar o problema de forma efetiva, com grande viabilidade econômica para o Município.

Na oportunidade, o prefeito Candinho destacou o seu interesse em resolver a demanda ligada ao tratamento de resíduos sólidos, considerando um dos grandes desafios da atual gestão, e colocou o Município à disposição para a realização de um estudo mais detalhado. “Vamos avaliar a proposta com atenção, pois temos disposição e total interesse para resolver a situação do descarte do lixo de forma definitiva e dentro da legalidade”, pontuou.

Ao final da reunião, ficou definido o planejamento de um segundo encontro, dessa vez com a participação dos representantes da empresa investidora. Após isso, será feita a visita técnica para o estudo de viabilidade e, posteriormente, caso as discussões e análise tenham o resultado esperado, o Município estará assinando uma Manifestação de Interesse Público (PMI) para implementar do projeto.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade