Com o objetivo de ampliar o conhecimento e dar seguimento à preparação dos profissionais para desenvolver as atividades programadas para 2021, a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo a 1ª Qualificação da Equipe da Proteção Social Especial (PSE).
A programação, que acontece no Centro Paroquial, foi iniciada com sucesso na tarde desta quinta-feira (25) e segue até amanhã (26). A abertura oficial do encontro foi realizada pela secretária de Assistência Social, Rosemary Bittencourt Araújo, pela subsecretária de Assistência Social Marcela Rodrigues e pelo Diretor da PSE, Francisco Lopes Júnior, contando com a participação de técnicos, coordenadores e trabalhadores da rede soicioassistencial.
Após o momento motivacional, conduzido pelo diretor da PSE, os trabalhos do primeiro dia seguiram com a palestra ministrada pela assistente social, Carla Oliveira Gusmão, tendo como tema, “Qualificação: A vigilância soicioassistencial e o trabalho em campo”.
Para o segundo dia de capacitação, uma vasta programação está sendo preparada. A abertura terá uma apresentação cultural de voz e violão com a participação das artistas locais Vanessa Rocha e Vanessa Dias. Em seguida, será iniciado o ciclo de palestras.
O primeiro tema a ser abordado será “Diretos Humanos, atuação e ética”, ministrada pelo pedagogo, comunicador, conselheiro tutelar e especialista em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Gestão Educacional, Cleber Moreira Lemos. Seguindo a programação, o tema: “Diretrizes, fluxograma para atendimento nas unidades de acolhimento e CREAS”, será colocado em pauta pela bacharela em Serviço Social, conselheira tutelar e especialista em políticas públicas e sociais, Jéssica Santos da Silva.
Para a secretária de Assistência Social, Rosemary Araújo, o propósito da capacitação da PSE, assim como da PSB realizada na última semana, é integrar a equipe e expandir os espaços de debate, fortalecendo a rede soicioassistencial e o aperfeiçoamento da prática profissional para o atendimento integral às famílias.
