Uma apreensão de 174 aves silvestres foi realizada na tarde dessa quarta-feira (24), em um trecho da BR 116, na cidade de Encruzilhada, no Sudoeste baiano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), também foi resgatado um Azulão, pássaro que tem como habitat a região da caatinga e tem sido alvo constante do tráfico de animais silvestres.
Ainda de acordo com a PRF, a apreensão ocorreu após uma abordagem de rotina. Em seguida, os policiais realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas 174 aves silvestres. Entre as espécies resgatadas havia canários, cardeais, coleiros, tico-tico e cestinhas. Três das aves foram encontradas mortas.
Os animais estavam aprisionados e foram encontrados no assoalho e no banco traseiro do carro em seis pequenas gaiolas, encobertos por lençol, tornando o confinamento sem ventilação adequada e em ambiente escuro, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.
Ainda segundo a PRF, o condutor de 66 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que adquiriu os pássaros na região de Vitória da Conquista (BA) por 860 reais.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que reside no estado do Rio de Janeiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente, com os agravantes previstos na Lei 9.605/98, visto que é reincidente na prática desse crime.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental (INEMA), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.
BN
