Início Brasil Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por Covid-19 em março

Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por Covid-19 em março

Por Reginaldo Spínola

Em meio ao recorde de mortes diárias por Covid-19 no Brasil, a cúpula do Ministério da Saúde acredita que a situação pode piorar. Segundo a pasta, nas próximas duas semanas o país pode enfrentar o pior momento da pandemia.

De acordo com o site O Valor, no entorno do ministro Eduardo Pazuello, a expectativa é que haja uma explosão de casos e mortes, com óbitos ultrapassando a barreira dos 3 mil por dia.

De acordo com a reportagem, o diagnóstico decorre de uma tempestade perfeita: O alastramento do vírus em todo o país, impulsionado pelas aglomerações no fim do ano e no Carnaval; a dificuldade da população de manter-se em isolamento social; a circulação no país de novas variantes mais contagiosas e com grande carga viral; a iminência de um colapso do sistema hospitalar em diversos Estados ao mesmo tempo; e a falta de vacinas disponíveis para imunizar os brasileiros.

Devido a situação atual, as atenções da pasta estão voltadas sobretudo para a região Sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI tem estado próximo ou acima de 100% durante toda a semana. Na região Norte, embora o número de casos seja menor, há preocupações quanto à pouca disponibilidade de leitos. Os alertas também já dispararam quanto à situação de Estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A reportagem destaca ainda que a cúpula da Saúde entende que não há muito no momento o que fazer, a não ser estimular a reabertura de hospitais de campanha nos Estados.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade