Início Brasil Vacinas russas negociadas pelos governadores do Nordeste vão atender todo o Brasil

Vacinas russas negociadas pelos governadores do Nordeste vão atender todo o Brasil

Por Reginaldo Spínola

O consórcio de governadores do Nordeste e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definiram que as 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V negociadas pelo grupo serão incorporadas ao plano nacional de imunizações coordenado pelo governo federal. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

“Tratamos com o Ministério da Saúde e a Advocacia Geral da União (AGU) os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil. E assim foi acertado” afirmou o governador em vídeo divulgado após a reunião.

Segundo publicação doe O Globo, a intenção de incorporar as vacinas a serem compradas pelo consórcio ao plano nacional de imunização já vinha sendo discutida nas últimas reuniões entre os governadores e o Ministério da Saúde. Na prática, isso significa que as vacinas, ao chegarem ao Brasil, serão distribuídas pelo governo federal a todo o Brasil e não apenas aos estados do Nordeste, atendendo às diretrizes do plano de vacinação contra a Covid-19.

Desde o ano passado, o consórcio de estados do Nordeste vem mantendo negociações com o fundo soberano russo para a aquisição da vacina Sputnik. A expectativa é de que um lote de 37 milhões comece a chegar ao Brasil a partir de abril. Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o que falta definir é se o governo federal vai entrar como parte do contrato do consórcio com o fundo soberano russo ou se fará o reembolso do valor gasto pelos estados posteriormente.

“A decisão da compra está tomada. O que falta definir é se o governo entra neste primeiro momento e faz o pagamento direto ao fundo soberano russo ou se ele fará o reembolso aos Estados depois. Os representantes das procuradorias dos Estados e da União vão se reunir hoje, amanhã e na segunda para termos essa definição”, diz Rui Costa.

De acordo com o planejamento, a expectativa é de que os lotes das vacinas russas cheguem ao Brasil entre abril e julho, em quantidades escalonadas. O primeiro lote seria de 1,9 milhão de doses, em abril. O segundo seria de 5 milhões de doses chegando em maio. Os dois últimos lotes são de 10 milhões (junho) e 20 milhões (julho).

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade