Com a provável inclusão dos trabalhadores da limpeza entre os grupos de prioridade para receber a vacina contra a Covid-19, a Limpurb e o sindicato da categoria [Sindilimp] esperam aval da Comissão Intergestores Bipartite da Saúde (CIB). O órgão é representado pelos 417 gestores municipais do estado junto com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
“É uma grande vitória. Os agentes de limpeza estão nas ruas desde o início da pandemia. Agora, é aguardar que a CIB aprove a inclusão desses trabalhadores que não paravam em momento nenhum nesse tempo todo”, diz Omar Gordilho. Na Bahia, em torno de 15 mil pessoas trabalham com limpeza urbana, 5 mil deles em Salvador.
Representante da categoria no estado, o vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca disse que o empecilho é o secretário estadual de saúde. “Vai depender dele que tem uma influência grande sobre os prefeitos”, afirma Suíca.
O legislador diz que desde o começo da pandemia tenta incluir a categoria no grupo prioritário para receber a imunização contra o novo coronavírus. “Fizemos uma peregrinação para buscar vacina para todo mundo. Como ela está escassa, pedimos que ela fosse oferecida aos trabalhadores da limpeza”, declara.
A pauta em defesa dos garis entre as prioridades para a vacinação contra a Covid-19 também teve apoio de deputados como Jorge Solla e Félix Mendonça Júnior.