Início Brasil PIX: O que é, para que serve e como usar o novo sistema de transações do Brasil

PIX: O que é, para que serve e como usar o novo sistema de transações do Brasil

Por Reginaldo Spínola
0 Comentário

O Pix é uma inovação tecnológica que revolucionou os meios de pagamento no Brasil. Trouxemos algumas curiosidades sobre o Pix e seu funcionamento. Confira!

 

  • Alternativa a TED, DOC e Boletos

O Pix é uma revolução nos meios de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, é uma alternativa a TED, DOC e boletos para pagamentos, recebimentos e transferências de maneira totalmente digital.

  • 10 segundos para uma transação Pix

O Pix permite transferência e pagamentos em até 10 segundos, em qualquer dia da semana, 24 horas por dia.

Não há compartilhamento de dados pessoais ou bancários. Pois, é possível que repasse apenas a sua chave, podendo ser um dos dados escolhidos pelo usuário titular da conta.

É gratuito para pessoa física, independentemente das instituições financeiras. Por isso, bancos diferentes realizam transações via Pix.

  • Recebimento de pagamentos facilitados para empresas

As empresas, principalmente os estabelecimentos  comerciais, podem receber pagamentos sem maquininha. O Pix é totalmente digital e criptografia. Por isso, é tido como um meio eficaz e seguro.

  • Valores elevados via Pix

A maior transação PIX no Brasil foi de 6,3 milhões. Bem como, o maior recebimento via PIX foi de 4,8 milhões, ambas entre contas PJ.

Mais de 90% dos recebimentos e mais de 80% dos pagamentos realizados pelo PIX são referentes a transações entre Pessoas Físicas.

  • As pessoas utilizam mais o Pix em horário comercial e durante a semana

Embora funcione por 24 horas por dia, o maior volume de transações ocorrem em horário bancário convencional, havendo uma intensidade nas quartas e sextas-feiras no período da tarde.

Além disso, o período da manhã que mais possui transações Pix é entre 11:00hs e meio-dia. As datas que mais ocorrem transação Pix no Brasil são os dias 15 e 30 de cada mês.

  • Opções para Chave Pix

São opções de chaves PIX:

  1. CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória.
  2. O Pix suporta dois tipos de QR, o QR Code dinâmico e o QR Code estático.
  • QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico permite um código por transação. Sendo assim, se refere a um  código exclusivo para cada transação. No entanto, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para aumentar a segurança da transação.

  • QR Code estático

Se refere a um único código que vale para múltiplas transações Assim sendo, a empresa pode trabalhar com valor fixo ou especificado pelo pagador. É muito comum esse código ser disponibilizado em restaurantes e lojas, por exemplo. // noticiasconcurso

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário
0

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade