Início Bahia Prefeito Candinho e familiares de Guilherme Marback discutem a revitalização da Biblioteca Pública Municipal

Prefeito Candinho e familiares de Guilherme Marback discutem a revitalização da Biblioteca Pública Municipal

Por Reginaldo Spínola

Na manhã da última segunda-feira (26), o prefeito Candinho Araújo e o diretor de Cultura e Turismo Jota Brandão participaram de uma reunião com familiares de Guilherme Marback, ex-governador interino do estado. O objetivo foi discutir meios para promover a revitalização do prédio histórico que abrigava a Biblioteca Municipal.

Entre os presentes no encontro estava a filha de Guilherme Marback, Carmen Maria Marback Magno Baptista, a neta Silvana Marback Magno Baptista Castro e o seu esposo Carlos Castro Júnior. Na ocasião, eles ofereceram apoio para buscar, junto com o prefeito, recursos a fim de realizar a obra e, assim, promover o resgate do espaço, destinando-lhe todo acervo histórico disponível.

Durante o encontro, o prefeito Candinho reiterou o seu compromisso com a Cultura local e anunciou que, enquanto busca recursos para a efetivação da obra, estará reimplantando a Biblioteca no espaço onde funcionava a extinta Cesta do Povo, próximo ao Fórum local. A intenção é assegurar o funcionamento da Biblioteca e a preservação do acervo, oferecendo aos estudantes e a comunidade em geral um local amplo, confortável e organizado.

Quem foi Guilherme Marback

Guilherme Carneiro da Rocha Marback nasceu em Salvador em 28 de março de 1898, filho de Guilherme Lassance Marback e de Carmen Balaly de Carvalho Marback. Formado em 1919 pela Faculdade de Direito da Bahia, exerceu a função de fiscal federal na Inspetoria Geral dos Bancos em Salvador e, durante o governo de Vital Soares, foi seu oficial-de-gabinete, cargo que exerceu de 1928 a outubro de 1930.

Em julho de 1934, foi eleito deputado na Assembleia Constituinte da Bahia. Após a promulgação da nova Carta estadual e a eleição do governador Juraci Magalhães em 1935, exerceu o mandato ordinário até 10 de novembro de 1937.

Em 1938, durante a interventoria de Landulfo Alves, ocupou a secretaria da Fazenda e Tesouro da Bahia. Em dezembro de 1945 foi eleito deputado federal constituinte, mas não chegou a assumir o mandato por ter sido nomeado, em fevereiro de 1946, interventor federal na Bahia. Entre as medidas tomadas durante sua gestão, destacaram-se a reformulação da Secretaria da Fazenda, o saneamento das finanças do estado, a luta contra o encarecimento dos gêneros alimentícios e os atentados à economia popular, o aumento ao funcionalismo público e a criação da Universidade Federal da Bahia.

Foi também professor e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia. Morreu em Salvador, em 6 de abril de 1954. Era casado com Maria Madalena Carneiro da Rocha Marback, com quem teve seis filhos.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade