Início Entretenimento 18 de Maio: Ações educativas reforçaram o combate à violência contra crianças e adolescentes em Itambé

18 de Maio: Ações educativas reforçaram o combate à violência contra crianças e adolescentes em Itambé

Por Reginaldo Spínola

Itambé abraçou a luta em prol dos direitos das Crianças e Adolescentes. Na manhã desta terça-feira, 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, percorreu o centro da cidade e realizou uma ampla mobilização às margens da BA-263, como parte da programação alusiva ao Projeto Faça Bonito, realizado entre os dias 16 e 18 de maio.

A ação foi marcada por uma blitz educativa que promoveu a conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres. O envolvimento de toda equipe da Secretaria, por meio da Proteção Social Especial (PSE), Proteção Social Básica (PSB), Conselho Tutelar e a adesão da comunidade foram fundamentais para o sucesso da ação, que também contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Ministério Público.

A programação do 18 de Maio foi aberta em Itambé no último domingo (16) com a realização de uma live, através do programa da Igreja Católica “Igreja em Pauta”, onde esteve presente o coordenador da PSE Francisco Lopes Júnior e o Padre Alessandro Mendonça. Dando continuidade, na segunda (17), foi realizada uma entrevista na Rádio Luz FM, seguida da entrega de materiais nos equipamentos sociais e orientação preventiva sobre a campanha.

Conforme a secretária de Assistência Social, Rose Araújo, o projeto Faça Bonito teve como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema. “Nossa intenção foi convocar a sociedade civil e poder público. Precisamos do apoio de todos, a fim de assegurarmos o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes de forma saudável e protegida”, destacou.

Para o Coordenador da PSE, Francisco Lopes Júnior, a comunidade precisa estar atenta e denunciar qualquer tipo de violação de direitos. Em Itambé, os canais de atendimento são os seguintes: Disque 100 (Direitos Humanos), CREAS (77) 3432-1074, Conselho Tutelar (77) 3432-1221, Ministério Público (77) 3432-2383 e Polícia Militar 190.

Origem

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. O símbolo da Campanha é a flor, representando toda a fragilidade de uma criança e remetendo os primeiros desenhos feitos por elas. // Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade