Início Noticias Encontro discute projeto que visa implantar Tecnologia para Tratamento de Resíduos Sólidos em Itambé

Encontro discute projeto que visa implantar Tecnologia para Tratamento de Resíduos Sólidos em Itambé

Por Reginaldo Spínola

Buscando atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, paralelamente, fomentar a economia local gerando emprego e renda, na última segunda-feira (3) foi realizada em Itambé uma reunião de alinhamento para possível Implantação da Tecnologia para Tratamento de Resíduos Sólidos no Município.

O encontro contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito Candinho Araújo; o representante do Grupo Delta Bravo/CDN Paulo Donnini; o diretor da AGROFINS Adnailton Neves; a diretora do IBCN e engenheira Suely Melo; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental do Estado Claudemir Nonato; a vereadora Alecciene Gusmão; a chefe de Gabinete Adriana Alves; o secretário de Administração Elber Barreto; a assessora jurídica Dra. Juliana Barros; o gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Cláudio Lima; o engenheiro ambiental, Leôncio Souza; a professora e vice-presidente municipal  do PSB, Norleide Andrade; e a administradora geral Liliane Chaves.

Na oportunidade, foi discutido o funcionamento do projeto que, atualmente, se encontra em fase inicial de estudos. Após o encontro, os técnicos foram até o lixão municipal, vistoriar a área e coletar dados que nortearão os estudos. Conforme os participantes, o investimento oferece uma tecnologia inovadora que traz a possiblidade de sanar o problema do tratamento dos resíduos de forma efetiva e com grande viabilidade econômica para o Município, através do aproveitamento energético.

De acordo com a apresentação do projeto, a usina transforma o lixo em biocombustível (óleo diesel) que, por sua vez, poderá ser fornecido para a própria Prefeitura, sem custos com ICMS. A cada três toneladas de resíduos, são gerados 1.200 litros de biocombustível.

Conforme o prefeito Candinho, o projeto será estudado e avaliado criteriosamente, uma vez que o Município tem o interesse de resolver a demanda ligada ao tratamento de resíduos sólidos, como também utilizar a proposta para gerar fonte de renda à população e otimizar a aplicação dos recursos públicos. Para ele, este será um dos grandes desafios da atual gestão. // Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade