Início Noticias Secretaria de Saúde alerta à população para o combate ao aedes aegypti

Secretaria de Saúde alerta à população para o combate ao aedes aegypti

Por Reginaldo Spínola

O Brasil e o mundo continuam em um momento que impõe desafios. Com a pandemia de coronavírus, medidas de restrição e isolamento social seguem intensificadas. Em Itambé não é diferente. Contudo, além da preocupação com a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, alerta a população itambeense para outra ameaça: o aedes aegypti.

Para reforçar as ações que garantam a saúde de toda família, é fundamental impedir a proliferação do mosquito, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Buscando combater o mosquito, os Agentes de Endemias do município realizam constantemente trabalhos de bloqueios e limpeza em áreas de risco para reprodução, além de visitas diárias aos domicílios para orientação e tratamento da água. Mas, para ampliar o combate, a população também precisa fazer a sua parte.

Prevenção

O Aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito.

É importante não deixar água parada e verificar calhas, caixa d’água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos.

Durante o período chuvoso, aumenta a formação de criadouros do Aedes Aegypti fora e dentro de casa. Baldes, potes, bacias, tambores e outros recipientes que armazenam a água potável ou para uso doméstico devem ser limpos e vedados corretamente. Outro lembrete é evitar que a água de chuva fique acumula sobre lajes e calhas. // Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade