Secretaria da Educação do Estado (SEC) segue com as inscrições abertas, até 19 de maio, para 44 cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC) destinados aos estudante regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020. Os cursos ofertados são de Educação à Distância (EAD), do Programa Educar para Trabalhar, e as inscrições podem ser realizadas neste endereço.
Os cursos objetivam preparar os jovens e adultos para a inserção e a reinserção no mundo do trabalho. As aulas serão iniciadas no dia 31 de maio. São 200 mil vagas, distribuídas em 10 Eixos Tecnológicos, em um total de 3.567 turmas. Dentre os cursos ofertados, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Programador Web; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Agente de Informações Turísticas; Assistente Administrativo; Desenhista da Construção Civil; Operador de Processos Químicos Industriais, Agricultor Agroflorestal; Confeiteiro; Padeiro; e outros. A relação completa dos cursos pode ser conferida neste endereço.
O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso de interesse para fazer a inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.
