Vitória da Conquista perde um dos seus ícones da educação. Faleceu nesta sexta-feira (25) o renomado professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Valter Pires. Militante do Partido dos Trabalhadores, o Doutor Valter disputou a Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 1988. “É com coração partido que venho informar a morte do Dr. Professor Valter Pires Pereira. Ele passou na terra e deixou muitos aprendizados… Foi um grande docente, amigo e Companheiro. A saudade será eterna. Sei que um dia vamos estar juntos novamente Sua esposa, Kelis Hoffmann”, anunciou a esposa. O professor doutor Belarmino de Jesus Souza fez um documentário sobre o seu amigo.
“Lamento profundamente a perda de Valter Pires. Conheci Valter em 1986, foi meu professor de História da América na UESB; companheiro de lutas sindicais e partidárias; ele esteve na minha banca de concurso em 1992; participamos de outras bancas e eventos. Mesmo no Espírito Santo, sempre foi uma referência. Após a sua aposentadoria, de retorno a Conquista, no seu afã de atuar como docente nos procurou, juntamente com Ricardo Alexandre buscamos uma forma de integra-lo e lançar mão do seu vasto conhecimento, a forma encontrada foi com uma série de palestras vinculadas a projetos nosso de Avanete, Grayce e Jorgeval. A monitora do projeto, Carolaine nos repassava a notícia do sucesso do evento.
O grande professor, amigo e companheiro de lutas Valter Pires nunca envelheceu, preservou com jovialidade a busca pelo engajamento acadêmico e nos movimentos sociais, sempre com disposição e convicta esperança em uma sociedade mais justa e solidária. Partiu de forma abrupta, mas deixa o seu legado de intelectual orgânico, militante infatigável. Deixa em nós um vazio e grande saudade, mas também deixa a memória do que foi vivenciado e dos inúmeros causos que continuaremos a replicar. Minha solidariedade aos familiares”. Informações sobre o funeral não foram divulgadas. // BlogdoAnderson