Ciente dos desafios que cercam a educação no campo, a Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria de Educação, firmou parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – seccional Bahia, para o desenvolvimento do Programa de Formação de Professores do Campo (Formacampo).
A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo, em escolas dos territórios de identidade da área de abrangência da UESB, de forma remota, com estrutura virtual oferecida pela UNDIME/BA em parceria com a UESB, tendo uma carga horária de 60 horas, com atividades síncronas e assíncronas.
A secretária municipal de Educação, Mailza Soares destaca que é a primeira vez na história que o município de Itambé irá ofertar uma formação exclusiva para atendimento dos profissionais da educação que atuam nas escolas da zona rural. “Reconhecemos que o fazer educacional no campo deve estar atrelado a uma especificidade que leve em consideração o contexto dos sujeitos envolvidos, os trabalhadores rurais e seus filhos e, exatamente por isso, as práticas dos nossos professores devem respeitar as particularidades desse público”, ressalta a gestora, enfatizando que a formação servirá justamente para lançar luz sobre a política educacional local para a educação no campo e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais nas salas de aula. // Ascom PMI
