Início Bahia Com temperatura de 3,5ºC, Campinas atinge recorde de frio no século

Com temperatura de 3,5ºC, Campinas atinge recorde de frio no século

Por Reginaldo Spínola

Campinas (SP) registrou, nesta sexta-feira (30), temperatura de 3,5ºC e atingiu o recorde de frio do século. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a última vez que os termômetros na metrópole haviam marcado índices abaixo de 4ºC foi nos dias 17 e 18 de julho de 2000, com com 3,1ºC e 2,2ºC, ou seja, ainda no século passado.

Veja na tabela abaixo as 15 menores temperaturas da história desde 1990 em Campinas, quando o Cepagri começou a registrar os números. Neste ano, a marca mais abaixo aconteceu no dia 20 de julho, com 4ºC.

 

 

Os 3,5ºC foram registrados às 4h50. Na estação do Cepagri no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a velocidade do vento registrada foi de 17 km/h. Às 7h, a temperatura subiu para 4ºC. Além disso, a sensação térmica na metrópole foi de 0ºC.

Ainda segundo o órgão, o dia mais frio da massa de ar polar que atingiu a região é justamente nesta sexta-feira, como a previsão já havia adiantado. A máxima prevista é de 17ºC. As temperaturas baixas continuam no final de semana, com mínima de 8ºC no sábado (1º) e 9ºC no domingo (2). As máximas ficam em 21ºC e 22ºC.

O município também teve geada pelo segundo dia seguido. No Observatório Municipal Jean Nicolini, no distrito de Joaquim Egídio, a grama ficou tomada de gelo.

Por conta da frente fria, a Prefeitura de Campinas intensificou o trabalho de busca ativa por moradores em situação de rua para acolhimento ao abrigo municipal. A administração dobrou o número de veículos na ação de dois para quatro, um deles apenas para transportar cobertores. // G1Globo

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade